15 julho, 2011

Dia do Homem e um ponto de reflexão!


Nem buscando no Google consegui saber exatamente a origem, mas o certo é que hoje, 15 de julho, é o Dia do Homem no Brasil. No resto do mundo é celebrado em 19 de novembro e teria sido estabelecido por Mikhail Gorbachev, ex-presidente russo, com apoio da ONU e de grupos de defesa dos direitos masculinos na América do Norte, Europa, Ásia e África.

A proposta inicial, segundo Stella Kochen Susskind, administradora de empresas graduada pela PUC-SP e pós-graduada em franchising pela Franchising University (EUA), era promover a igualdade entre os gêneros e incentivar a população masculina a cuidar da saúde de forma preventiva. No Brasil, o comércio tem associado a data à oportunidade de aquecer as vendas no mês de julho, antecipando o Dia dos Pais, que é em agosto. Seria uma forma de conquistar esse consumidor.

Há registros de que o Dia Internacional do Homem começou a ser comemorado em 19 de novembro de 1999 pelo médico Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiado pela Organização das Nações Unidas. Mas, afinal, por que dia 15 de julho é do Dia do Homem no Brasil? Nesse dia já sabemos que foi fundado o Uberaba Sport Club, nasceram Marky Ramone, Samuel Rosa, do Skank, Forest Whitaker, a bela atriz dinamarquesa Brigitte Nielsen, o pintor Rembrandt, o filósofo Derrida, é aniversário de Juazeiro, na Bahia, entre outras efemérides...
Como lembrou um articulista, faltam comemorações para lembrar esse dia. Poderíamos até achar que a falta de celebração ocorre porque os machos estão muito confortáveis em sua condição, mas na realidade é mais sábio acreditar que ser homem atualmente está ficando cada vez mais difícil e a sociedade (entenda-se mulheres) não chegou a uma conclusão sobre o novo papel masculino.

Se você é sensível de menos, é chamado de frio, se é sensível demais é tachado de delicado. Se se cuida de menos é desleixado; se demais, metrossexual. Assim como ocorre com os Direitos Humanos ou com as crianças, os homens deveriam ganhar uma Declaração de Direitos. O problema será contentar a todos os tipos de macho.

3 comentários:

  1. Como ja dizia um sexólogo famoso: "Toda mulher pode e deve ter um homem perfeito! Não há motivos para não ter e muitos são os benefícios. Melhor ter um homem perfeito - que é anatômico, confortável e seguro - do que correr o risco de se machucar com legumes e outros objetos pontudos diversos."

    O dia poder ser insignificante, mas toda mulher sabe que quando o EGO masculina está a mil, os resultados são os melhores. Faço campanha para o Dia do Homem Everyday!

    ResponderExcluir
  2. Nós mulheres, que somos delicadas e perfumadas recebemos flores no nosso dia, que combinam perfeitamente com nossa personalidade.

    O que então dar a um homem? O que dar a esse ser que se amam tanto? Um espelho? Um celular que tenha sempre sinal e que tenha bateria com carga eterna?

    Meninas, me ajudem com as sugestões de presentes!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu opto pelo celular que tenha bateria com carga eterna e com sinal em qualquer lugar...huahuahua

    ResponderExcluir