03 agosto, 2011

Aos 10 Anos - Parte II

     – Vai tomar banho!

     – Daqui a pouco... Já vou... Agora não... De novo? Já tomei banho ontem!


    Essas são as respostas mais comuns nessa fase! Escovar os dentes é uma tortura, fio dental então, estão tentando descobrir quem foi o energúmeno que inventou isso. Desodorante pra que? E pra que trocar a cueca e a meia todo dia?

    E eu fico me perguntando, como conseguem sair do banho mais “fedidos” que do entraram? A resposta é simples... Eles ficam 40 minutos lavando a barriga!!!

    O mais engraçado é quando perguntamos: Já tomou banho? Já. Lavou o cabelo? Não. Lavou os pés? Não. Lavou a orelha? Não. Lavou a bunda? Não . VOLTA JÁ P/ BANHO!!!!!!! Esse é o diálogo mais freqüente na casa de um pré-adolescente.

    Eles ficam tentando entender porque tem que colocar o pijama pra dormir se tem que trocar de novo no dia seguinte. Não é mais fácil dormir vestido?E arrumar a cama? Pra que mãe, se à noite vou desarrumar?!

    Meu Deus, quantos questionamentos! Dá vontade de gritar, FAZ O QUE EU MANDO E ACABOU!! Mas isso não encerra o assunto...

    É... Não é nada fácil crescer! Afinal, é nessa fase que acontecem as maiores transformações físicas, hormonais, emocionais e psicológicas. Em nenhum outro momento da vida acontecerão tantas mudanças juntas, ou seja, é uma explosão de acontecimentos, sentimentos e hormônios. E isso tudo ocorre num ser humano que está saindo da infância, ou seja, sem maturidade nenhuma para entender o que está acontecendo, daí surge o conflito.

    Imagina a quantidade de energia que tem que ser desprendida para crescer, nascer pêlos, amadurecer as genitálias, além de despertar o interesse sexual (sem saber direito o que é), desenvolver glândulas, mudar a voz, menstruação, peito dolorido, cravos, espinhas e entender todas as questões e mudanças que permeiam a puberdade? É... Estou começando a entender de onde vem a moleza, o desânimo e a “preguiça”! 

    E os pais? Como lidar com um “vulcão” que pode entrar em erupção a qualquer momento? Apesar de já termos vivido na pele todas essas mudanças, quando acontece com um filho parece que perdemos a referência, porque afinal agora estamos do “outro lado”, tendo que lidar com “malcriações”, respostas atravessadas, e sem poder agir como quando era criança, que você resolvia tudo pegando o chinelo!

    Ah! Se você é desses pais que acreditam que uma palmada resolve tudo, esquece! Pode ter ”resolvido” num conflito infantil, mas agora não, acho que a imposição do poder só piora a relação.

    Na verdade, quem está esperando encontrar alguma receita aqui, quebrou a cara (como eu também estou quebrando), porque não existe um manual a ser seguido! Existe sim uma relação a ser construída. Não que os pais tenham “perdido o poder”, mas ele se transformou. O seu poder agora é a informação, porque é isso que eles querem, saber o que está acontecendo!

    Trazer o filho o mais perto possível de nós será nossa luta, porque eles começam a querer se afastar, ir para perto de quem tem (ou acha que tem) essa tal informação. Conversar abertamente é um caminho, conquistar os amigos também (afinal é mais fácil saber com o que seu filho está se envolvendo conhecendo bem os amigos!). Mas a forma “correta”, só você e seu filho descobrirão... juntos!

    Bom, mas por enquanto ainda estou na fase de explicar a importância da higiene pessoal, fase essa que com certeza vai desaparecer quando ele se interessar de verdade por alguma garota!  Aí minhas amigas, reservem uma fatia do orçamento pra gastar com perfumes, shampoos, hidratantes...

    Bjosssss e até a próxima!!

Um comentário:

  1. Nunca vou me esquecer da época que meus 2 irmão passaram por essa fase... acho que ainda estão nela (e olha que eles já estão na casa dos 30)

    kkk

    Aliás, são poucos os homens que conseguem sair dessa fase, a maioria passa dos 18 e continua assim!

    Sinto dizer Lê, mas não creio que o seu filho vai ficar assim durante muuuito tempo.
    Isso é só o começo! hihi

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir